Sobre a cidade

Maringá é um município brasileiro do estado do Paraná. É uma cidade média-grande planejada e de urbanização recente, sendo a terceira maior do estado e a sétima mais populosa da região sul do Brasil. Destaca-se pela qualidade de vidaoferecida à seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. É considerada uma das cidades mais arborizadas e limpas do país.


Estimativa de 2012 , Maringa ja tinha mais de 367.000 habitantes.





De acordo com o IBGE, Maringá possui uma população de 357,077 habitantes.(2010)
Sua Região Metropolitana conta com 690 376 habitantes (IBGE/2010).

História

Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná,9 em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951,10 desmembrando-se de Mandaguari. Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, seguindo o princípio de Ebenezer Howard de Cidade Jardim, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados,
 preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale.
Segundo a Nova História da MPB - Volume 22, o nome do município se deu porque os operários cantavam a música Maringá (de Joubert de Carvalho) noite e dia, durante seus trabalhos. Fato é que, na placa da Rua Joubert de Carvalho, está escrito: "Compositor da música que deu o nome à cidade".

Região Metropolitana de Maringá foi instituída pela lei complementar estadual 83, de 1998, e compreende os municípios de ÂnguloIguaraçuMandaguaçuMandaguariMarialva, Maringá, Paiçandu e Sarandi. Em 2005, com a inclusão de Astorga,Doutor CamargoItambéIvatuba e Presidente Castelo Branco, a população da Região Metropolitana de Maringá passou a ser estimada em 576 581 habitantes (IBGE/2005), atingindo o mínimo necessário para se enquadrar como área de região metropolitana. Com os catorze municípios, possui uma a área territorial de 3.187,7 km².A lei foi aprovada no Palácio Iguaçupelo governador Roberto Requião, que convidou o ex-prefeito da cidade de Maringá, João Ivo Caleffi para coordenar a região Metropolitana.

Sarandi com quase 90.000 habitantes , é a maior cidade da RM de Maringá, apenas 8km do centro de Maringá a cidade cresce e continua se desenvolvendo, atraindo franquias e mostrando que já nao é mais apenas uma cidade dormitório de Maringá, com um comércio em franco desenvolvimento e grandes magazines surgindo na cidade, mostra sua força e um grande desenvolvimento nos ultimos anos.

Fotos de Sarandi.





Nenhum comentário:

Postar um comentário